FAQ

1. Acabei o meu manuscrito. Devo enviá-lo agora?
Ótimo! Acabar um manuscrito é um trabalho árduo que leva meses e por vezes anos. No entanto antes de enviar para a nossa equipa, é melhor dar mais uma vista de olhos para evitar algumas gralhas ou erros.

 

2. Muito bem… Já revi e agora?
Os nossos editores antes de começarem a ler o livro preferem ler um resumo de 2 páginas onde conta a história toda do seu livro. Princípio, meio e fim… Não esconda nada! Envie ainda uma carta de apresentação onde deverá falar do seu percurso como autor e porque é que quer ser publicado pela nossa editora. Os dois documentos devem ser enviados para manuscritos@virarapagina.com.

 

3. E quando devo enviar o manuscrito?
O manuscrito só será enviado posteriormente, se solicitado.

 

4. Em que formato enviarei o meu manuscrito?
O manuscrito deverá ser enviado em .doc/.docx. O texto deverá constar em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.15.

 

5. Quanto tempo demoram a responder?
Depende do volume de trabalho, não iremos precisar uma data porque poderá variar, mas tentaremos ser o mais breve possível.

6. Irei receber uma resposta mesmo se o meu manuscrito não for aceite?

Sim, os nossos editores são rigorosos e justificam qualquer tipo de escolha quanto ao envio das obras. Respeitamos o trabalho do autor que teve ao longo do manuscrito e o mínimo que podemos dar em troca é um motivo pelo qual não o queremos publicar.

 

7. Se o meu manuscrito não foi aceite, poderei reenviar depois?
Sim, uma recusa não significa que deverá desistir do manuscrito. Pegue nas críticas construtivas que os nossos editores irão dar e tire proveito delas.

 

8. Existe algum género literário que não publiquem?
Publicamos todos os géneros que entendemos ter qualidade (estrutura/enredo/personagens e escrita) e que exista um público que o queira ler.

 

9. Escrevi o 1º livro de uma série de 10! Posso enviar?
Primeiro de tudo vamos avaliar um facto – vão ser livros independentes ou vão ser continuações com as mesmas personagens? Se as séries têm um tema comum, mas cada livro tem uma personagem diferente é fácil de entender, mas se para se ler a 6ª série tem de se comprar os livros anteriores, pode ser difícil num mercado tão abrangente. De qualquer das maneiras, pode apresentar a proposta aos nossos editores. Aconselhamos que tenha, pelo menos, metade da série concluída.

 

10. Queria enviar o meu manuscrito mas tenho receio que mo roubem, publiquem e ganhem dinheiro com ele!
Não há que ter medo. Primeiro isso seria crime, roubo de propriedade alheia e os nossos editores irão fazer bom uso do botão delete assim que o livro for recusado ou tiver sido aceite e já estiver publicado.

 

11. Já publiquei o meu manuscrito por outra editora, mas o contrato acabou e não quero renovar. Posso enviar-vos?
Se o contrato tiver terminado, pode enviar o manuscrito. No entanto, o facto de ter sido publicado por outra editora pode não significar que seja editado por nós. Os editores irão avaliar o processo como se fosse um novo manuscrito (ver como na resposta 2).

 

12. Tenho de pagar para analisarem o manuscrito?
A avaliação do resumo e da apresentação de autor, bem como do manuscrito não têm qualquer custo.

 

13. Porque devo escolher Virar a Página para publicar o meu livro?
O autor é a essência do nosso trabalho. É nesse sentido que o sabemos valorizar. Virar a página acompanha todo o processo de edição, criando um plano de serviços adequados às motivações do autor e gerindo um ambiente de proximidade e interação com os leitores.
Advertisements