Como escrever uma carta de apresentação para uma editora

Embora nem todas as editoras utilizem o conceito de carta de apresentação muitas pedem um currículo ou uma biografia. Este tipo de documentos serve para a editora saber mais sobre o autor em questão. O que já publicou, a sinopse pequena e o motivo pelo qual deseja publicar na dita editora. Ainda que muitas editoras não tenham na informação os géneros que não publicam, o autor deverá fazer uma pesquisa prévia para saber se a editora tem estado a publicar livros semelhantes ao que escreveu. Mas vamos por partes, uma carta de apresentação deverá ter no mínimo 3 parágrafos*:

No primeiro parágrafo:
1.O autor fala sobre si muito brevemente e sobre o que achar pertinente relativo ao seu percurso de escrita. Livros/contos que já tenha publicado ou se é a sua primeira obra. Pode ainda falar sobre a sua obra, o género que é, número de palavras, o tipo de leitor-alvo que quer aliciar, se o manuscrito dizer parte de mais do que uma obra explicar a série/duologia/trilogia.

No segundo parágrafo:
2.O autor coloca a pequena sinopse de 200 palavras para o editor ser uma espécie de leitor. Desde a carta de apresentação até às primeiras 20/50 páginas, o autor deve cativar o editor a apostar no seu manuscrito. Isso não quer dizer que o autor deva deixar a história em aberto ou que o editor “tente” adivinhar qual é a história. O editor deve ler e querer ler mais para saber mais sobre as personagens e a história. Se o autor decidir esconder muitos acontecimentos e colocar demasiadas perguntas, o editor pode perder a curiosidade por não saber qual o objectivo da história.

No terceiro parágrafo:
3.O autor deve mencionar o porquê de ter enviado o manuscrito para aquela editora. Aqui convém fazer uma pesquisa pelo site ou redes sociais da editora para mostrar que têm conhecimento do que a casa publica. Leram mais sobre a editora e partilham os ideais? Para o editor é bom saber que não está a ler só mais um manuscrito enviado pelo autor sem qualquer tipo de conhecimento do que é publicado. Se a editora não aceitar não-ficção, o autor não deverá enviar um livro sobre medicina.

A carta de apresentação deve ainda não ser demasiado formal nem demasiado descontraída. Se o autor não souber o nome do editor pode simplesmente escrever: Cara editora. A carta de apresentação, sinopse pequena ou sinopse alargada não devem conter erros ortográficos. Pensamos que é óbvio, no entanto escapam por vezes algumas gralhas. De forma a evitar erros ou descuidos, o autor deverá enviá-la a alguém antes de enviar à editora. Escusa de ser um professor de português, por vezes basta um par de olhos que nunca viram o texto para detetarem um espaço em falta ou algo que o próprio Word não deteta. Estes primeiros documentos são o contacto inicial que os editores têm com o autor e é importante não só o autor seguir o que a editora tem no site como ainda mostrar uma aparência cuidada. Se na página da editora constar que se deve enviar uma carta de apresentação e sinopse alargada, e o autor só enviar o manuscrito, é provável que o editor não ligue (atenção: provável – deve-se enviar sempre tudo o que é pedido por uma questão de cumprimento. O editor pode nem achar necessário ler a sinopse alargada se o manuscrito o cativar ou se vir que tem tantos erros ortográficos/sintáticos que não vale a pena ler mais).

Algumas questões que os autores possam ter:

1. Escrevi um livro e publiquei-o. No entanto não me sinto muito confortável em colocar na carta de apresentação. Coloco-o à mesma?

O autor está em constante evolução. Mesmo autores como o Neil Gaiman se pudessem voltar atrás reescreveriam um livro ou não porque aquele livro fez parte da aprendizagem. Se já publicou um livro pode sempre colocar o link para o Goodreads para o editor ir lá e ler as opiniões. No entanto se for ler a sinopse do livro e tiver erros ou pelo menos muitas opiniões a mencionar a falta de cuidado do autor, se calhar é melhor não colocar na carta de apresentação. Pode simplesmente se focar neste livro e tentar começar de novo.

2. Tenho imensas 5 estrelas no Goodreads, devo mencionar o excelente rating?

O editor tem mais em conta o número de leitores que a classificação do mesmo. Classificações no Goodreads são algo que pode ser facilmente manipulado por isso o editor prefere saber de estatísticas mais a nível de vendas ou leitores.

3. Publico imenso no Wattpad, devo colocar as minhas estatísticas na carta de apresentação?

Isto é uma questão que muitos autores se colocam – colocaram online e ganharam a visibilidade dos leitores mas não das editoras. Na ótica do editor temos duas coisas a considerar: o editor só se preocupa com a questão de “qualidade” (debatível mas ainda assim iremos manter esta palavra) ou a viabilidade da publicação.
Se o manuscrito não tiver qualidade, não são as estatísticas que vão fazer com que o livro seja aceite. Contudo existem muitos casos de editoras estrangeiras que viram a viabilidade de publicação do manuscrito e acolheram. Sendo o mercado português bastante diferente do anglo-americano, o autor deve mencionar se tem algum texto publicado no Wattpad ou pelo menos mencionar a sua presença nas redes sociais. A presença nas redes sociais pode indicar uma comunicação com o leitor e uma relação boa onde os leitores se sentem à vontade para dialogar sobre as obras e o que está para vir.

4. Se o meu livro já foi publicado noutra editora e estou a enviar agora para outra, devo colocar as estatísticas desse livro?

Sim e até mesmo o motivo pelo qual decidiu mudar de editora. Nenhum autor tem de estar 100% veiculado a uma editora, por vezes surgem novas editoras com as quais nos identificamos mais ou achamos que tem uma linha editorial onde o livro vai ficar melhor entregue.

5. Fiz tudo isto e mesmo assim não fui publicada. O que faço?

O que todos os autores fazem quando são rejeitados ou remetidos ao silêncio. Continua a escrever e a tentar!

Boa escrita,
Ana Ferreira

* A ordem ainda pode ser alterada para 1º parágrafo: sinopse / 2º parágrafo: a apresentação autor e terceiro parágrafo: por que escolheu esse rótulo.

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